Sobre o café

A fazenda concórdia foi umas das maiores produtoras de café da região de itu. Após a formatura de Ademar c. Nunes,  agronomo formado na esalq de piracicaba,usp, filho do então proprietário da fazenda Sr Francisco Nunes deu-se início a reforma e manutenção das plantações já existentes e a praticar nas fazendas de seu pai Francisco.
Essas técnicas visavam a melhoria da qualidade e aumento da produtividade, assim como, conservação do solo e controle de uso de agrotóxicos.
Com a entrada do Dr. Ademar Nunes na casa da lavoura, e posteriormente sua promoção para a delegacia agrícola no cargo de delegado agrícola da região e subsecretario da agricultura do estado de SP anos de 1973 , deu início a formação de uma espécie nova de café visando sua implantação futura na fazenda.
Juntamente com a colaboração direta da CAT e DIRA, começou a produção com um viveiro feito na própria fazenda concórdia na área do bosque nas proximidades do terreiro de café.
Com o seu falecimento algum tempo depois seu filho ,Francisco Nunes neto e sua nora Roseli Nunes , ao limpar a fazenda com o intuito de prepará- la para inicio da atividade turística, encontram as mudas em um viveiro abandonado, como seu filho Francisco se lembrava vagamente da construção do viveiro ,resolveu ir perguntar aos seus primos e mãe, Sra. Rasma Alves Nunes sobre aqueles pés que lá se encontravam, assim que veio a constatação e confirmação da existência do viveiro, começaram no ano de 2009 , a produção de mudas desta nova espécie de café.
No ano de 2010 deu se inicio ao plantio dessa nova espécie, visando a melhoria da qualidade da bebida oferecida aos turistas que lá freqüentavam, com tudo, a bebida dessa espécie saiu de excelente qualidade, com um sabor único e frutado., como o café ainda não tinha nome , apenas placas com identificações numéricas, e com o falecimento da mãe de Francisco (esposa do Dr. Ademar), seus filhos e nora batizaram o café com o nome de café “ Rasma “ em homenagem a sua mãe.
A 1° colheita foi realizada em 2013 e está pronta para a degustação dos turistas e amigos com os paladares mais exigentes que freqüentam a fazenda concórdia.

   
   
Home | Contato | Ir ao topo